um pulo em mauá!

por Cantão

Às vezes dá uma vontade de fugir… Fugir por 2 dias, por algumas horas, para pertinho daqui mesmo… Que tal Maringá?

A vila, que faz parte de Visconde de Mauá, encanta não só pelo seus jeitinho simples e charmoso como também pela ponte, que liga o Rio e Minas Gerais! Um destino ideal para um bate-volta de carro. Para os mais animados, dá até para ir almoçar num domingo e voltar no mesmo dia.

post-betina-maua-caderno

Lá é um lugar para pensar, criar, refletir, se inspirar… Eu escrevi, tive ideias e tive até vontade de mudar o mundo. Levei meu caderninho e registrei cada sentimento.
A natureza tá tão pertinho, junto com pessoas especiais que te recebem bem e viram suas amigas. Dá vontade de se mudar pra lá, deitar na grama e curtir um picnic por dia!

post-maua-pousada-jardins

Sendo assim, eu não me aguentei e passei o final de semana todinho lá, respirando esse ar acolhedor, vendo a felicidade passar e ficar. Para o repouso, escolhi a pousada Jardins do Passaredo, que teve o jardim todo projetado por Burle Marx! É uma pousada incrível, com um café da manhã da serra, de dar água na boca.

post-maua-pousada-jardins-02

Assim que chegar em Maringá, caso vá passar o dia, ou assim que acordar, dê uma caminhada pela vila. Depois, alugue um quadriciclo ou caminhe (eu fui a pé) para uma das cachoeiras para um banho de lavar a alma. Aconselho a de Santa Clara, parando depois no restaurante da Truta Rosa (fica na Serra da Mantiqueira), um trutário natural e delicioso que serve sashimi de truta e peixe no sal grosso.

post-betina-maua-bolinhos

Se sua disposição te deixar na mão, siga o plano b: ao lado da ponte de pedestre (que liga o lado de Maringá-RJ ao lado de Maringá-MG) tem um barzinho simpático, de cadeiras de madeira pintadas de vermelho, bem em cima de uma cachoeirinha (sim, você senta e fica ouvindo o barulho da água passar). Lá você pode tomar a cerveja local Serra Gelada e comer um saboroso bolinho de truta.

post-betina-maua-bistrodasmeninas

Se ficar para o jantar, a minha dica é o Bistrô das Meninas. Um restaurante super agradável e bucólico, que permite que você leia livros enquanto espera o seu prato ser preparado. O negócio é que eles tem uma biblioteca recheada dentro do bistrô, num espaço cheio de graça! Os locais passam lá no final da tarde para lanchar, comprar pão e docinhos. Ah, e não deixe de provar os pastéis folheados de carne seca. Para sobremesa, o meu favorito: toucinho do céu (torta portuguesa, com receita de ovos e amêndoas).

post-maua-estrada-maua

COMO CHEGAR: de carro siga até Resende, entre para Penedo e siga a serra, sentido Visconde de Mauá. Quando chegar na Vila de Visconde de Mauá, faça o retorno na praça e siga viagem para Maringá, mais uns 20 minutinhos de estrada. A serra já está asfaltada e muito bem sinalizada. Já para os mochileiros que não dirigem fica um pouco mais demorado, mas garanto que vale a pena! Pegue um ônibus até Resende e lá, na própria rodoviária, informe-se sobre os horários de ônibus para a vila de Maringá.
O ônibus deixa na vila mesmo, do lado do RJ.

ONDE FICAR: é em Maringá que tudo acontece, mas para quem prefere aproveitar a calmaria, pode se fazer valer de Visconde de Mauá, não muito longe dali.

ONDE SE HOSPEDAR: a pousada Jardins do Passaredo é linda e fica pertinho de tudo. Outra dica boa é a pousada Terras Altas, que fica um pouquinho mais afastada, mas tem um dos melhores restaurantes da região e os chalés são imperdíveis.

post-betina-maua-ratatouille

ONDE COMER: gastronomia é uma especialidades da cidade. Além do Bistrô das Meninas, vale aproveitar o fondue na tradicional Casa do Fondue ou as cantinas italianas D’Corleone e Ratatouille. Se preferir um menu exótico, tem que conhecer o Bangkok, que serve comida tailandesa e tem uma decoração linda. Todos na Vila de Maringá. Já em Mauá, a boa pedida é o Gosto com Gosto, premiado restaurante mineiro.

LUGAR IMPERDÍVEL: as trilhas e cachoeiras! Apesar do clima mais ameno, vale aproveitar o dia na cachoeira Santa Clara na Serra da Mantiqueira. Se tiver disposição também vale mergulhar na Pedra Selada ou a do Escorrega, a mais famosa de todas.

post-betina-maua-piscina

Impossível não se deixar levar pelo clima da serra.
Fim de semana perfeito para se esconder com o namorado! 😉