volta ao mundo pedalando!

por Cantão

A gente ama bike e poder andar por aí apreciando as mais belas e surpreendentes paisagens que encontramos pelo caminho…

Sabia que o Rio é a cidade que possui a maior malha cicloviária do Brasil? São 240km de ciclovia para pedalar! Em segundo lugar vem Curitiba com 118km e Sorocaba com 70km.

Mas já pensou poder cruzar um continente inteirinho pedalando? Isso já é realidade na Europa com a Eurovelo, que é uma rede de rotas feitas de ciclovias de longa distância com mais de 45 mil quilômetros de extensão.

post_eurovelo-medi

A Eurovelo pode ser usada para passeios turísticos pelo continente e também por moradores das localidades por onde passa, para pequenos trajetos. Todas as rotas devem, obrigatoriamente, ter no mínimo 1000 km de extensão e passar por, pelo menos dois países, dentre outras exigências. O projeto todo prevê que em 2020, sejam 70 mil quilômetros de ciclovia. Dá pra imaginar isso?

post_eurovelo-rotasol-01

São 15 diferentes rotas e cada uma tem um nome: Costa Atlântica, Rota das Capitais, Rota dos Peregrinos, Trilha da Cortina de Ferro, entre outros. Para completar cada rota levam-se semanas, às vezes, meses. Mas é uma forma única e absolutamente fascinante de conhecer novos lugares, conectando o ponto A ao ponto B de uma viagem.

A rota do Sol, por exemplo, ligará North Cape, na Noruega a Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, passando por 9 países, como Noruega, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Alemanha e Itália.

post_eurovelo-mediterranea

Já se a opção for a rota Mediterrânea, ou Eurovelo 8, a viagem começará por Cádiz na Espanha, para Athenas, na Grécia e dá uma esticadinha até a ilha de Cypros, também na Grécia, passando por 11 países, em seus quase 6 mil quilômetros.

Quem anima? 🙂