os melhores apps pra viajar

por Cantão

Viajar é sempre um momento muito feliz… mas podem acontecer alguns imprevistos chatos, né? Para tornar a sua trip ainda melhor, selecionamos alguns dos aplicativos mobile mais incríveis (e super mão na roda!) para te ajudar a aproveitar ainda mais! Confere só:

ilustra_pesquisando

Pesquisando e comparando preços de passagens e hotéis:

Às vezes sobra vontade, mas falta grana para botar o pé na estrada? A solução é pesquisar, pesquisar e pesquisar! Os melhores apps para pesquisar hotéis e fazer reservas são os localizadores Booking.com, Hoteis.com e Trivago. Todos levam em consideração a higiene e localização dos hotéis e incentivam comentários de hóspedes.

Se você for mais desprendida e topar conhecer gente do mundo todo, vale a pena se hospedar em hostels. Os mais eficientes para reserva são o Hostelworld e o Hostelbookers, que mostram avaliações sobre as acomodações disponíveis.  Mas se a sua ideia é alugar uma casa para temporada, o Airbnb é a boa: durante a reserva, você pode conversar com o dono da residência, negociando preços e sabendo mais sobre o imóvel. Outras opções são o Home Away e o Alugue Temporada, que também funcionam como um classificado de casas.

Resolveu viajar do nada e ficou em cima da hora? Para reservar de última hora (sem pagar caro por isso) tem o buscador Lastminute.com, que encontra passagens aéreas, hotéis, carros, pacotes, restaurantes e ingressos para shows.

ilustra_montando_roteiro

Montando o roteiro:

Não sabe nem por onde começar? Um app que a gente curte é o Nativoo, que traz roteiros prontos, divididos em diversas categorias como “romântico”, “aventura”, “família” e “cultura”. Outro que ajuda com dicas bacanas do que fazer é a rede social Trippics. Lá você encontra resenhas de viajantes sobre praticamente tudo – e só escolher uma categoria e pesquisar sobre atrações, hospedagens, restaurantes e pontos turísticos.

Para acertar no look:

O aplicativo Weather Travel Fashion é um dos nossos favoritos porque indica a roupa adequada para sair conforme a temperatura do dia. Bom pra resolver a eterna dúvida de levar ou não um casaquinho antes de sair do hotel, hehe!

ilustra_telefone

Para economizar com ligações ou mensagens:

Não vive sem wi-fi? Uma sugestão é contratar um plano de internet para se conectar a redes wi-fi. A Boingo tem hotspots espalhados por todo o mundo, e o plano custa cerca de US$ 7 por mês. Baixando o app, você é avisado sempre que houver uma conexão disponível e dá pra consultar mapas com a localização desses pontos.

Se a opção é só mandar mensagens sem pagar fortunas, o Firechat é a boa. O app permite que grupos viajando junto se comuniquem por mensagens de celular mesmo sem conexão com a internet. Para se comunicar com a família ou o namorado sem pagar nada, vale abusar dos apps que já fazem parte do nosso dia a dia: Skype, Whatsapp e Viber.

Para falar bonito:

Não sabe falar grego? Nem japonês? Também tem aplicativo para se virar em outra língua. O Word Lens, por exemplo, utiliza a câmera do celular para traduzir palavras e frases do inglês para português. Mas se o bom e velho inglês não basta, viva o Google Tradutor: são mais de 80 idiomas com possibilidade de audição de pronúncias.

ilustra_restaurante

Encontrando o restaurante perfeito:

Tá afim de encarar um restaurante diferente, mas prefere ficar por dentro das avaliações primeiro?
O Yelp não só indica restaurantes próximos como também filtra por preço e especialidade. O mesmo vale para o Guia Michelin, o famoso Trip Advisor e o consagrado FourSquare, que traz resenhas detalhadas. Se for vegetariana, não se preocupe: o Happy Cow (pago) traz uma seleção de restaurantes e lojas veganas em alguns países.

Depois de jantar, pode surgir a dúvida: como calcular a gorjeta? Em cada país o costume é diferente. Para não cometer nenhuma gafe, o Global Tipping mostra como funciona o esquema em todos os lugares do mundo – tanto para garçons, como para concierges.

Ufa, com tanto app fica difícil passar perrengue, hein? Só não vale ficar no celular o tempo todo!

Agora é só fazer as malas… e boa viagem! 🙂

ilustrações por Flora Didonet