fica, vai ter bolo!

por Cantão

Sabe aquela receita de bolo que é tão aconchegante, que parece que você está ganhando um abraço quando dá a primeira garfada? Essa é a sensação que esse bolinho de limão dá na gente. Companheiro perfeito de chás, ele é a sobremesa perfeita para um lanche da tarde ou até mesmo para um café da manhã mais caprichado.

Quero ver segurar a onda e comer só um pedaço! Copia só a receitinha:

Você vai precisar de:

4 ovos inteiros
2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 1/2 xícara de chá de açúcar
8 colheres de sopa de leite
250g de manteiga sem sal amolecida (tire da geladeira uma horinha antes de começar a fazer)
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspas de um limão (sem a parte branca)
Gotas do suco de um limão (também pode ser com laranja, limão taiti ou até maracujá – nesse caso não adicione raspas, só o suco)

Como fazer:

Bata os ovos, açúcar e raspas do limão até obter um creme amarelo claro fofo. Acrescente a manteiga aos poucos, com a batedeira lenta. Coloque a farinha, também aos poucos, intercalando com as colheres de leite. Quando estiver bem homogêneo, acrescente o fermento e misture gentilmente.

Depois, pingue gotas do suco de limão (aproximadamente 10 gotas) para um sabor mais forte na massa. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo. Despeje a massa e deixe assar por cerca de 40 minutos!

post_bolo-betina-02

Ele é tão bom, tão fofinho, que até puro dá bossa. Se quiser deixá-lo mais incrementado, é só rechear!

É como um simples brigadeiro de limão: numa panela, coloque 1 colher de manteiga, 1 lata de leite condensado e suco de 1 limão. Mexa sem parar. O meu não ficou nem 5 minutos na panela. O legal é que ele fique mais mole mesmo, como um creme, e não pode deixar muito tempo no fogo pois o limão talha o leite. Quando tirar o bolo do forno, divida ao meio e recheie. Eu dividi a massa em duas formas, então na hora de juntar as duas passei o brigadeiro. Se você fizer em uma forma só, pode cortar o bolo para rechear.

Cobertura:

Para finalizar, derreti chocolate branco (2 minutinhos no microondas, pausando de 30 em 30 segundinhos para mexer) e joguei por cima. Decore com raspas ou rodelas de limão.

Agora sirva para os amigos e espalhe açúcar por aí 🙂