Há alguns dias, um lambe-lambe provocativo colado no muro de uma concessionária em Botafogo causou alvoroço na região – e virou notícia em jornais.
Não demorou muito para a pintura em que Marina Silva e Dilma Rousseff aparecem dando um beijo na boca sumir das paredes.
A gente acabou descobrindo que a autora – que depois colou o mesmo cartaz (só que bem maior!) no muro do Jockey – é ninguém mais, ninguém menos que a nossa designer de estamparia! Batemos um papo com ela sobre inspirações, influências e novos projetos. Com vocês, Cela Luz!
Qual a mensagem que você quis passar com “O beijo”?
Eu fiz essa arte despretensiosamente, sem imaginar que daria tanta repercussão.
Me surpreendeu a reação das pessoas… acredito que nem todo mundo entendeu a mensagem, as pessoas preferem ver duas pessoas brigando do que se amando.
Acho que por isso o primeiro lambe-lambe colado em Botafogo tenha sido apagado.
No fundo, eu queria gerar uma reflexão sobre o amor. Esse é um tema que me inspira muito, e foi inspirado em outros trabalhos também como o “Abraço Manifesto”.
Como se sentiu sendo comparada a grandes nomes como Banksy e até mesmo Oliviero Toscani (autor das polêmicas campanhas publicitárias da United Colors of Benetton)?
Achei engraçado! (rs) Eu não pensei, e nem lembrei desses artistas quando fiz e colei a arte no muro, mas foi curiosa essa conexão que fizeram.
Conta um pouco sobre a sua trajetória como designer e artista plástica. Como você começou a desenhar?
Sou formada em Design Gráfico, porém, desde pequena fiz cursos de pintura e desenho. Sempre tive a influência da minha mãe, que é artista plástica, e sempre me incentivou a pintar em casa. Depois de formada, morei em NY por um ano, onde estudei e aprofundei as técnicas de pintura e desenho na Parsons e na School of Visual Arts.
Em paralelo ao meu trabalho autoral que desenvolvo há 4 anos no meu ateliê, faço estampas e trabalhos de design gráfico.
E no seu trabalho você usa o quê? Tem preferências por materiais e técnicas?
Uso a mistura de técnicas. Tinta acrílica, à óleo, colagens, desenho, fotografia… misturo de tudo um pouco!
Qual a próxima ideia a sair do papel e ir para os muros?
Não sei. Não uso a rua sempre como suporte, somente quando sinto que se encaixa, expressando algo que dialogue com o universo popular.
A Cela também produziu uma edição numerada e assinada da serigrafia “O beijo”, assim como do “Abraço Manifesto” (que já estão quase esgotando!).
Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho dela e… um beijo! 🙂
créditos da foto de capa: Ana Carolina Fernandes (Reuters)