o beijaço de cela luz

por Cantão

Há alguns dias, um lambe-lambe provocativo colado no muro de uma concessionária em Botafogo causou alvoroço na região – e virou notícia em jornais.
Não demorou muito para a pintura em que Marina Silva e Dilma Rousseff aparecem dando um beijo na boca sumir das paredes.

A gente acabou descobrindo que a autora – que depois colou o mesmo cartaz (só que bem maior!) no muro do Jockey – é ninguém mais, ninguém menos que a nossa designer de estamparia! Batemos um papo com ela sobre inspirações, influências e novos projetos. Com vocês, Cela Luz!

post_celaluz-01

Qual a mensagem que você quis passar com “O beijo”?

Eu fiz essa arte despretensiosamente, sem imaginar que daria tanta repercussão.
Me surpreendeu a reação das pessoas… acredito que nem todo mundo entendeu a mensagem, as pessoas preferem ver duas pessoas brigando do que se amando.
Acho que por isso o primeiro lambe-lambe colado em Botafogo tenha sido apagado.
No fundo, eu queria gerar uma reflexão sobre o  amor. Esse é um tema que me inspira muito, e foi inspirado em outros trabalhos também como o “Abraço Manifesto”.

1975003_10153862592365063_569321691_n

Como se sentiu sendo comparada a grandes nomes como Banksy e até mesmo Oliviero Toscani (autor das polêmicas campanhas publicitárias da United Colors of Benetton)?

Achei engraçado! (rs) Eu não pensei, e nem lembrei desses artistas quando fiz e colei a arte no muro, mas foi curiosa essa conexão que fizeram.

13718_153310651483447_1732327951_n

Conta um pouco sobre a sua trajetória como designer e artista plástica. Como você começou a desenhar?

Sou formada em Design Gráfico, porém, desde pequena fiz cursos de pintura e desenho. Sempre tive a influência da minha mãe, que é artista plástica, e sempre me incentivou a pintar em casa. Depois de formada, morei em NY por um ano, onde estudei e aprofundei as técnicas de pintura e desenho na Parsons e na School of Visual Arts.
Em paralelo ao meu trabalho autoral que desenvolvo há 4 anos no meu ateliê, faço estampas e trabalhos de design gráfico.

E no seu trabalho você usa o quê? Tem preferências por materiais e técnicas?

Uso a mistura de técnicas. Tinta acrílica, à óleo, colagens, desenho, fotografia… misturo de tudo um pouco!

post_celaluz-art

Qual a próxima ideia a sair do papel e ir para os muros?

Não sei. Não uso a rua sempre como suporte, somente quando sinto que se encaixa, expressando algo que dialogue com o universo popular.

A Cela também produziu uma edição numerada e assinada da serigrafia “O beijo”, assim como do “Abraço Manifesto” (que já estão quase esgotando!).

Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho dela e… um beijo! 🙂

créditos da foto de capa: Ana Carolina Fernandes (Reuters)