doe leite, doe sorrisos!

por Cantão

Nós levantamos a bandeira da paz e do “faça você mesmo”. Por isso, uma das ações sociais que estamos apoiando é a campanha de doação de leite para ajudar crianças a ficarem saudáveis no pré e pós operatório da cirurgia de lábio leporino.

Nos unimos à Doe Sorrisos e a ONG Rio Inclui para coletar latas de leite em pó em todas as nossas lojas. A ação vai ajudar a Associação Saúde Criança Ilha, para que as crianças fiquem mais fortes e saudáveis para enfrentar o tratamento.

Pra saber mais sobre este trabalho tão importante, conversamos com Sophia Simon, fundadora da ONG Doe Sorrisos:

Conte um pouquinho sobre como a ONG surgiu.

Cresci em uma família muito privilegiada e rodeada por amigos que tem as mesmas condições que eu. Só que eu estudo bem em frente à Rocinha, e é muito injusto termos tanto quando a maioria das pessoas tem tão menos que nós. É muita desigualdade. Não podemos apenas aceitar que o mundo funcione desta maneira, e sim tentar mudar isso. É inaceitável a condição que algumas pessoas vivem e eu quis fazer minha parte para mudar isso. 

No começo do ano, tive a ideia de criar um projeto social associado com a S2 Holding (que faz a gestão das marcas Cantão, Redley, Bisi e Kenner), onde poderíamos ajudar aqueles que mais precisam através de doações de vestuário e calçados obsoletos. Com isso em mente, idealizei a Doe Sorrisos, ao lado dos meus pais, e dos amigos Flavio Nijs, Enrique Madrid e Ricardo Abreu.

O nosso intuito é trazer um sorriso para o rosto daqueles que, muitas vezes, sofrem demais e sorriem de menos. Este ano, já fizemos 5 ações de doação de roupas para diversas instituições, como a Dona Meca, Rio Inclui, Fundação Gol de Placa e a Fundação Xuxa Meneghel.

Nosso trabalho ganhou muito reconhecimento, e recentemente nos pediram ajuda para arrecadar de leite em pó para que crianças com lábio leporino pudessem atingir o peso necessário para fazer a cirurgia de correção desta má formação, dando a elas a chance de uma vida melhor.

Você acha que as pessoas estão se mobilizando mais para causas sociais?

Diante de tantos problemas nos cercando, como o desastre em Mariana e a tragédia em Paris, doar latas de leite pode parecer pouco… mas se cada um de nós ajudarmos, já é um começo.

Não tem um dia em que ligamos um telejornal ou entramos em um canal de notícia e vemos alguma notícia boa. É sempre tragédia seguida de tragédia… De certa forma, isso nos faz perder um pouco de esperança no mundo. Com tantas coisas ruins acontecendo, nós, muitas vezes, nos sentimos insignificantes e sem poder algum de fazer algo para mudar, sem saber como ajudar.

Pelo menos, eu já me senti assim diversas vezes. Acredito que podemos fazer diferença se todos trabalharmos juntos. Eu não tenho nada de especial a não ser pelo fato de que eu luto pelo o que eu acredito que é certo, e as pessoas também precisam se mobilizar para isto.

Quantas crianças já foram atendidas?

A Saúde Criança Ilha já beneficiou milhares de crianças e realizou atendimento a centenas de famílias de pacientes do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, desde a sua fundação, em março de 2007. A instituição faz parte da Franquia Social Saúde Criança, que há 21 anos já cuidou de 43 mil pessoas — crianças e suas famílias.

E quanto ao voluntariado? Como funciona?

O voluntário tem que ser comprometido e buscar o bem comum. Não precisa ser especialista em um assunto específico, nem dedicar todo o seu tempo todo a uma única atividade. Toda ajuda é muito bem-vinda. Quem se interessar pode entrar em contato pelo site!

Quer colaborar? Até 30/11 todas as nossas lojas do Rio de Janeiro são postos de coleta de latas de leite em pó. Os tipos de leite que a instituição mais necessita são Aptamil AR, Aptamil 1 e Integral Ninho. Doe um sorriso e receba outro de volta!

Viver bem também é ajudar o próximo. 🙂