clube do absurdo

por Cantão

Todos nós temos inúmeros questionamentos, dúvidas, incertezas…
Às vezes, achamos que nossa cabeça nem vai dar conta de tanta confusão mental, né?

Há muito tempo eu estava com uma pulguinha em específico. Uma irritação que esbarrava em quase tudo: nas conversas, nas leituras e principalmente no que via nas redes sociais. Percebia uma banalização generalizada. Sentia falta de mais tempo dedicado a uma conversa ou a alguém. Tinha medo que o roteiro do filme “Ela” se tornasse realidade. Precisava agir.

Desse desconforto nasceu, no final do ano passado, o Clube do Absurdo.
Um projeto que saiu do fundo do meu coração e – felizmente – foi ganhando forma e pessoas. Hoje quem caça absurdos comigo é a Marina Saraiva, grande amiga e comunicadora social.

post-clubedoabsurdo-cyndi_04

A ideia é oferecer um espaço de troca e reflexão, um dos nossos bens mais preciosos.
Em roda, 20 pessoas mascaradas e à luz de velas, se reúnem para trocar opiniões sobre um determinado tema. É cara a cara, é olho no olho.

post-clubedoabsurdo-cyndi_02

Os participantes vivem na pele um encontro às escuras e se deixam levar pelos sentidos. A parte racional entra em jogo quando uma opinião é colocada e a vontade de expor a própria, concordar ou discordar é ainda mais forte. No Clube, tudo é permitido.

Não existe verdade absoluta, o que existe para nós é a opinião. E opinião se discute. Acreditamos que a partir da reflexão é possível transformar. Primeiro a si mesmo, e em seguida, ao seu redor.

post-clubedoabsurdo-cyndi_05

Para deixar a experiência ainda mais interessante e sensorial, quem sempre abre a roda de diálogos é Alice Heusi, atriz performática, sempre com um número de tirar o fôlego e abrir a mente dos presentes. Mas não dá para contar muito senão perde a graça!

Nossos encontros mensais rolam no Olho da Rua, espaço de arte e cultura em Botafogo, no Rio. Nesse um ano de existência, também já levamos a experiência para São Paulo, na residência artística RED Studios.

post-clubedoabsurdo-cyndi_01

Já debatemos sobre Carnaval, educação, amor, brasilidade, entre outros assuntos sempre interessantes. A ideia é não nos limitarmos a lugares, temas, números ou pessoas. O Clube é adaptável, itinerante e principalmente vivo. Temos o coração de mãe, sempre cabe mais um. E para nós, quanto mais melhor!

Por isso, te convidamos pra a próxima roda, que será dia 14/10 às 19h. O tema? O universo feminino. Em “Florifêmea – potência e polêmica do habitat feminino”, vamos discutir todos os desdobramentos do que é ser mulher hoje.

post-clubedoabsurdo-cyndi_06

Para participar é só enviar um email para facoparte@doabsurdo.com e aguardar a confirmação. A experiência tem um número limitado de 20 pessoas para propiciar a fala e escuta na roda.

Fica de olho: em breve também vamos participar do “Semente – um percurso pela educação com significado”, curso incrível oferecido pela Casa Sou.l.

Venha fazer parte do Absurdo! Siga a fanpage e o Instagram pra saber das próximas rodas. Te esperamos lá!

créditos das fotos: Bárbara Lopes (agência O Globo) e Pablo Koury.
arte do cartaz “Florifêmea”  por Guilherme Malfitano.