o mix cultural de Dubai

por Cantão

A primeira impressão que tive ao começar minhas pesquisas sobre Dubai foi que aquele era um lugar de muitos contrastes. Os fortes costumes e tradições religiosas do emirado são quase incoerentes com sua modernidade e ostentação, mas essa mistura é o que torna a cidade ainda mais interessante!

post_lavainana_dubai_06

Já no aeroporto é fácil se impressionar com o luxo da construção e com os agentes da imigração vestidos à moda árabe. Com uma população de mais de 2 milhões de habitantes, poucos são os que nasceram nos Emirados Árabes. Mais da metade da população é de indianos e apenas humildes 13% dos que vivem em Dubai são emirates.

post_lavainana_dubai_08

Apesar da minoria árabe, é comum encontrar pelas ruas mulheres de burca, apenas com os olhos à mostra. Quase sempre elas estão muito bem maquiadas, com olhos bastante marcados, usando bolsas e acessórios caríssimos.

A maioria dos homens árabes veste túnicas brancas, sandálias e usa o famoso Keffiyeh, aquele lenço para cobrir a cabeça, que aqui no Brasil a gente só vê a galera usar no Carnaval. 😛

post_lavainana_dubai_07

E não pense que o turista está livre de se enquadrar aos costumes islâmicos! Não há problemas para quem quiser usar roupas ocidentais (eu, inclusive, andei muito de vestidinho de alcinha por lá para conseguir sobreviver àquele calor desértico), mas para entrar nas mesquistas é preciso respeitar as tradições.

Todos os templos exigem que mulheres cubram cabeça, ombros e pernas, mas geralmente eles emprestam roupas adequadas para que os turistas possam visitar o local. Os homens também precisam cobrir braços, pernas e, em alguns templos, vestir a tal túnica.

post_lavainana_dubai_05

Caso esteja viajando em casal, nada de beijos e abraços em público! No máximo caminhe de mãos dadas, mas evite exibições de afeto. Gestos afetuosos entre casais em público são proibidos! No entanto, é extremamente comum ver homens beijando outros homens (no rosto!), andando abraçados e até de mãos dadas com amigos e familiares, mas com suas esposas nem pensar!

Outra restrição dos emirados é com relação à venda de bebidas alcoólicas, que só é permitida dentro de hotéis que possuam licença para esse tipo de consumo. Por conta dessas regras, prepare os bolsos se quiser beber aquela cervejinha ou tomar uns bons drinks! O preços não são baratos!

post_lavainana_dubai_14

Tradições e conservadorismos à parte, Dubai é obcecada por luxo, glamour, ostentação e, também, pelo Guinness Book. É isso, mesmo! A cidade abriga o maior prédio do mundo (Burj Khalifa), que tem o elevador mais rápido do mundo e o restaurante mais alto do mundo, cujo acesso é pelo Dubai Mall, o maior shopping do mundo. Coisa de doido!

post_lavainana_dubai_13

A vista do At The Top, o observatório do Burj Khalifa, é fenomenal. O elevador sobe 124 andares em apenas 1 minuto! Ainda bem, pois a ansiedade pra chegar lá em cima depois de algum tempinho de fila é grande!

post_lavainana_dubai_12

Para quem tem medo de altura ou não quer gastar entre US$ 35 e US$ 135 dólares para subir ao At The Top, a boa é visitar a área externa do Dubai Mall, de onde se tem uma vista completa do prédio mais alto do mundo. Difícil é conseguir enquadrar o gigante na foto, mas a gente dá um jeito!

post_lavainana_dubai_02

O Burj Al Arab, o único hotel 7 estrelas do mundo, é outro ponto luxuoso de Dubai e um dos seus cartões postais mais famosos. O prédio de 60 andares tem paredes revestidas de ouro 24 quilates e 320 metros de altura, sendo 45 deles abaixo do nível do mar. Fomos até a praia “pública” de Jumeirah, um dos poucos espaços de areia na beira do mar que não pertencem aos resorts de luxo, de onde se tem essa vista do belo hotel.

post_lavainana_dubai_03

E, para não dizer que não falei de joias, os interessados em comprar ouro encontram em Dubai o maior mercado do metal do mundo. O Mercado de Ouro de Dubai tem cerca de 300 lojas especializadas em ouro, prata e pedras preciosas em geral. É uma infinidade de brilhos e adornos!

post_lavainana_dubai_10

A impressão que fiquei de Dubai é que, até mesmo por não ser uma cidade muito antiga, a modernidade se sobrepõe à tradição. É um lugar onde quase tudo é pensado e direcionado para turistas, o que deixa o emirado sem identidade própria, mas, não dá para negar, saber que uma cidade daquela surgiu em tão pouco tempo do meio de um monte de areia realmente impressiona e deixa qualquer um de queixo caído!