Entrevista: Marina Viabone

por Cantão

Quem não adora fazer um rabisquinho aqui ou um desenho ali num pedaço de papel?
A Marina Viabone ama e começou a compartilhar essa sua paixão em um blog, o Primeiro Rabisco.

Foi explorando o Instagram que encontramos seu trabalho motivacional tão charmoso. A descoberta foi amor à primeira vista: seu hand-lettering ganhou nosso coração fácil, fácil.

Não é que as composições fotográficas deixam tudo ainda mais bonito? Um trabalho cheio de personalidade assim é coisa rara de se encontrar!

post_viverbemilustrado_marinaviabone_04

Por essas e outras, convidamos a Marina para dar continuidade à nossa série especial Viver Bem Ilustrado! Nas próximas semanas você vai conferir ilustrações exclusivas que ela fez para inspirar nossos dias.

Vem saber um pouquinho mais da história dela e se encantar também:

post_viverbemilustrado_marinaviabone_01

Marina conta um pouco quem é você, um pouco da sua história, como começou a sua arte.

Bom, eu sempre gostei de desenhar, desde criança. Eu gostava mesmo, passava horas tentando copiar todos os personagens da Turma da Mônica, até ficarem parecidos com os do gibi. Só na adolescência eu percebi que eu tinha talento para o desenho, que tinha mais facilidade que meus amigos. Eu amava as aulas de arte da escola, mas não enxergava ainda que isso poderia fazer parte da minha profissão.

Foi quando escolhi fazer faculdade de arquitetura que minha arte começou. Por conselho de um professor, eu criei o hábito de desenhar todos os dias no sketchbook, para soltar a mão e ter cada vez mais intimidade com o papel. Fazia rabisquinhos de qualquer coisa que vinha a minha cabeça. E nunca mais parei!

post_viverbemilustrado_marinaviabone_05

Como começou o blog Primeiro Rabisco?

O blog surgiu porque eu sentia vontade de ter um mural para postar meus desenhos que eu fazia quase diariamente, mas não queria uma coisa estática. No blog eu poderia fazer vários posts durante a semana sempre passando alguma mensagem através dos desenhos.

E também queria ter a possibilidade de compartilhar com as pessoas as coisas legais que eu via por aí. Fico me coçando de vontade de mostrar pra todo mundo algo bacana que vejo por aí. Tenho o privilégio de ter amigos muito talentosos, cada um com um projeto mais legal que o outro. Por isso criei a sessão “Primeiro Rabisco Convida“, onde exponho as pessoas e seus trabalhos.

post_viverbemilustrado_marinaviabone_07_a

Lettering é a doce arte de desenhar letras. Como você escolhe as cores ao criar cada uma de suas poesias tipográficas?

Eu sou viciada em cores (risos). Acho que pelas minhas fotos dá pra perceber! Sempre procuro usar alguma cor no desenho (normalmente cores que tenham a ver com o tom da frase) ou então, se uso apenas preto na tipografia, tento usar algum elemento colorido na hora de fotografar.

post_viverbemilustrado_marinaviabone_08

Com o que você se inspira?

Com tudo ao meu redor! Se ouço uma música de me toca de algum jeito, vejo uma foto bonita, faço alguma viagem, livros, filmes. Tudo pode me inspirar, até as histórias das pessoas. Quando algo me toca já vira inspiração.

post_viverbemilustrado_marinaviabone_09

Existe uma razão de você ter começado a se expressar através das frases?

Acho que é por causa da música. Ouço música o dia todo, não consigo ficar sem. Frequentar shows é uma terapia para mim! Volto sempre pra casa de alma lavada, como se aquilo fosse a minha religião.

Na maioria das tipografias eu uso trechos de letras de música, porque muitas vezes essas músicas me ajudaram a ter forças, a superar algum problema e para ter mais autoconfiança.

post_viverbemilustrado_marinaviabone_10

Cite 1 site, 1 filme e 1 livro que definem um pouco de você:

Um site: O follow the colours tem tudo o que me interessa! Acompanho faz anos, e é incrível como a Carol Moré (editora do site) consegue juntar tanta coisa boa num lugar só. Admiro muito a curiosidade dela!

Um filme: “A vida é bela”. Esse filme é maravilhoso! Tudo depende de como a gente leva a vida e encara os problemas. Por pior que esteja a situação, o pai (Guido) nunca se deixa abalar e cai no pessimismo. E mesmo com o final triste, é fantástico ele ter criado um mundo de fantasia para filho dele não sofrer no terrível campo de concentração.

Livro: “Procuram-se super heróis” da Bel Pesce. A Bel é uma pessoa fantástica e muito admirável. Esse livro tem sido meu guia para a vida!

post_viverbemilustrado_marinaviabone_11

E pra fechar, uma pergunta difícil: qual sua frase favorita?

É uma frase do Conan O’Brien, “If you work really hard, and you’re kind, amazing things will happen.” (se você trabalhar bastante e for gentil, coisas maravilhosas acontecerão).

Dá gosto de seguir, nem que seja pra gente tentar incorporar um pouquinho dessa positividade no nosso dia-a-dia. Pra sorrir mais, acompanhe no Instagram e no blog da moça!