decor feito por nós!

por Cantão

Quando soubemos que a nova coleção do Cantão se chamava Colcha de Retalhos nos enchemos de alegria e boas lembranças. Um de nossos filmes preferidos tem o mesmo nome (que em inglês é “How to make an American Quilt“) e conta a história de amigas que se encontram para costurar uma colcha de casamento.

Enquanto bordam, elas conversam sobre suas vidas, relembram o passado, reforçam sua amizade. Tudo tão delicado e cheio de sentimento, que desde que assistimos ao filme sonhávamos com um momento igual.

post_apezinho_colcha_10

E não é que ele chegou? Recebemos da equipe Viver Bem um saco recheado de retalhos com um convite: “Criem peças de decoração que sejam fáceis de serem reproduzidas por quem lê o blog!”. Nossa, que demais!

post_apezinho_colcha_03

Ficamos animadíssimas e cheias de ideias pra colocar o projeto em prática. Chamamos amigos queridos para um encontro no apezinho das Pereiras (feito pelo super Zé) e convidamos a Lídia, costureira de mão cheia, para ser a estrela de nossa tarde.

post_apezinho_colcha_13

Criamos um painel no Pinterest, onde colocamos algumas sugestões e aí a inspiração rolou solta!

post_apezinho_colcha_11

Não imaginávamos que criaríamos tanta coisa! Os retalhos se espalharam por toda sala. Até a tábua de passar foi requisitada pra deixar os tecidos prontos para as nossas artes.

post_apezinho_colcha_12

Nossa tarde foi deliciosamente analógica e nos fez experimentar hábitos do tempo de nossas mães e avós. E do filme querido. E do tema da coleção! Quer copiar em casa também? Aqui vão algumas dicas importantes:

post_apezinho_colcha_02

– Analise os objetos de sua casa com carinho. Muita coisa pode ser reciclada com os retalhos, por isso, antes de colocar a mão na linha e agulha, pense no que quer criar. Você pode resolver tudo com o próprio talento ou pedir uma ajuda a uma costureira amiga.

post_apezinho_colcha_09

– Compramos bastidores de três tamanhos (baratinhos!), separamos porta-retratos antigos, uma garrafa azul de vinho cheia de potencial, vasinho de cactus, letras de madeira (D, F e G), barbante, corda e linha. O investimento foi quase nada.

post_apezinho_colcha_06

– Um pontinho aqui e outro ali são suficientes para arrematar a grande maioria das peças. Pequenos nós também ficam bem bonitos.

post_aezinho_colcha_01

– O efeito causado pelos bastidores nos surpreendeu! Com menos de R$ 30 reais você ocupa uma parede e arranca elogios entusiasmados.

post_apezinho_colcha_07

– Aposte na alegria das bandeirinhas e almofadas. Elas podem ter o tamanho e forma que você quiser. Não se prenda a padrões.

post_apezinho_colcha_08

– Um recorte de lã perdido pode virar um charmoso centro de mesa. Ele foi altamente disputado pelo grupo!

post_apezinho_colcha_05

– Velcro pode ser um bom acabamento para almofadas. Não se esqueça de comprar o enchimento. São bem baratinhos!

post_apezinho_colcha_15

Viajamos nas formas, cores, tamanhos, estampas e texturas. Quando vimos os produtos prontinhos, nos apaixonamos profundamente. Cada amigo ficou com um objeto, símbolo daquela tarde onde todos se ajudaram e ficaram surpresos em como ser feliz pode ser simples.

post_apezinho_colcha_14

Nossa “Colcha de Amigos” nos deixou muito orgulhosos! Ela foi assinada pelas Pereiras, Lídia, Jacke, Lili, Ze, Camis, Mari, Edu, Camila, Nique e Lu.

Valeu a pena esperar.
Nosso momento foi único e do jeitinho que sonhamos! Que belo encontro. 🙂

minibio_outros-colabs_apezinho_site