vegetarianismo e consciência

por Cantão

Desde pequeno, o carioca Marcos Freitas se entendia bem com as panelas e, já adulto, prezava muito pela sua qualidade de vida, a conexão com a natureza e a prática do yoga.

Foi aos 21 anos, quando cursava a faculdade de publicidade, que decidiu largar tudo para seguir um sonho: trabalhar com uma gastronomia diferenciada, que conectasse a saúde com o prazer de comer.

post_pranavegetariano_03

Até que ele se mudou para Balneário Camboriú (SC), cursou culinária na Univali e por lá ficou durante 6 anos. Apesar de na época não ser 100% vegetariano, o foco dele sempre foi criar pratos convencionais com ingredientes mais saudáveis.

Nesta temporada de 2 anos no Sul, Marcos trabalhou na área de alimentação da Prana Yoga, uma escola de yoga. Cada vez mais, via crescer sua vontade de quebrar paradigmas com a culinária: sonhava com um restaurante consciente, com uma comida vegetariana, colorida, saudável e, acima de tudo, gostosa e democrática.

post_pranavegetariano_04

Assim nasceu a ideia do Prana, um restaurante vegetariano para não (somente) vegetarianos. O nome veio em homenagem a tal escola de yoga, cujo lema também é “inale, exale e sorria”.

post_pranavegetariano_06

De volta ao Rio de Janeiro, Marcos se uniu a dois amigos – Guilherme (administrador) e Ammi (advogado) – que largaram seus empregos para idealizar um trabalho com mais propósito. Assim eles mergulharam de cabeça no projeto do novo restaurante.

post_pranavegetariano_07

O resultado foi um restaurante consciente de que todos nós precisamos viver a sustentabilidade de forma integral (social, econômica, ecológica e visão de mundo) para melhorar não só o mundo como também a nossa saúde.

post_pranavegetariano_01

Mais do que ideais, uma filosofia sustentável e inspiradora de empreendedorismo: todo o lixo do restaurante é reciclável. As embalagens do delivery (que vale muito a pena!) foram criadas com fibra de bagaço de cana, os talheres e as sacolas de amido de milho, e os canudos, de papel.

Desde as embalagens ao material orgânico, tudo é compostado na horta comunitária que fica em frente ao restaurante. Não é demais?

post_pranavegetariano_05

Fato é: carnívoros convictos ou não, todos se rendem às delícias desta culinária vegetariana e a energia boa do restaurante, que fica numa pracinha charmosa no Cosme Velho.

post_pranavegetariano_02

Que eles continuem espalhando a ideia de que é possível curtir uma comida vegetariana gostosa, afinal comer é ter prazer e prazer é felicidade!

Vai lá: Rua Ererê, 11 D – Praça São Judas Tadeu, Cosme Velho – Rio.