entrevista: amanda mol

por Cantão

Com um pincel na mão e um sorriso no rosto, a mineira Amanda Mol faz ilustrações com todo o coração. Seu traço solto se mistura a cores, flores (que ela é apaixonada!) e poesias, transbordando afeto e muita delicadeza.

Toda essa sensibilidade traduz a essência feminina e a sua própria personalidade. Assim como suas personagens, Amanda faz o tipo mil mulheres em uma: ora sonhadora, ora misteriosa. De lua!

post_amandamol_6

Suas ilustrações são desenvolvidas em uma linha de produtos formada por quadros, colares, tatuagens temporárias, objetos de decor… todos vendidos em sua lojinha online.

duplas_iguais_amandamol_tattoos

Todos os produtos envolvem processo artesanal e carregam boas energias: desde a fabricação, dentro de seu ateliê ou pelas mãos de fornecedores locais, até a sua embalagem e preparo para envio.

Por todo esse amor e dedicação, a artista foi escolhida para estrear uma novidade: todo mês, vamos apresentar uma série especial de ilustradores incríveis que nos inspiram a viver bem — “Viver Bem Ilustrado“!

Conversamos com ela para saber mais sobre suas inspirações, vem ver:

Amanda, como a ilustração começou a fazer parte da sua vida?

Começou na infância, quando eu descobri o lápis e papel como minhas atividades preferidas! Aos 17 anos resolvi estudar Moda e me mudei para o Rio de Janeiro para cursar a faculdade. Durante a graduação, vivi um caso de amor com ilustração de moda e croquis e foi então que decidi investir as minhas fichas naquela paixão lá de menina – desenhar.

post_amandamol_01

Você tem um ateliê com uma decoração tão incrível… você mesma que decorou?

Sim! Ele é realmente o meu paraíso. Pensei em cada detalhe, com ajuda da minha família, de uma forma muito simples e especial, sem apoio de arquitetos ou profissionais de decoração. Então tenho vários objetos garimpados em “Usadões”, portas de demolição, móveis reaproveitados… e também um mobiliário pensado especialmente pra lá. Considero meu espaço uma prova real de que sonhos são possíveis!

post_amandamol_03

Como é a sua rotina por lá?

Sou muito disciplinada e levo a sério o tal do “trabalhar com o que amo”! Durante as manhãs trabalho sozinha em todos os projetos que envolvam criação, desenvolvimento, redação e concentração. E durante a tarde, ao lado da minha assistente criativa, cuidamos das funções “mão na massa”: embalagem das vendas da loja online, produção dos produtos, respostas e-mails e mensagens de clientes.

As sextas-feiras são dias um pouco mais livres! Normalmente é neste dia que lapido minhas novas ideias. E durante uma pausa ou outra, vou ao jardim cuidar das minhas queridas flores e ver o sol!

post_amandamol_8

E as suas técnicas favoritas?

Adoro aquarela e guache. Mas tenho uma mania-paixão que nunca me abandona – desenhar com uma cor só usando caneta ou canetinhas. Este é o meu processo mais simples de trabalho e o que eu mais amo! Carrego sempre um caderninho, então quando paro em algum lugar, ao invés de sacar o iphone da bolsa escolho o meu humilde caderno (risos).  A minha nova série, De Lua, foi quase toda ilustrada em momentos descompromissados e com uma simples caneta na mão.

post_amandamol_7

Fala mais sobre o processo criativo das ilustras da série Viver Bem? Nós ficamos encantadas! 

Fui buscar inspiração no próprio instagram da Cantão, entre as fotos lindas e o lifestyle apaixonante do #viverbemporai. Aí foi fácil criar! Os letterings foram criados segundo o meu estilo “mania-paixão”: uma caneta e papel branco. E o pensamento das frases partiu das próprias imagens da minha pesquisa, segundo o que senti ao ver cada imagem que roubou o meu coração. Já as ilustras foram inspiradas em 3 fotos editoriais! Então, criei uma versão ilustrada das modelos da coleção.

post_amandamol_5

Para finalizar, com o que você se inspira?

Coisas simples e casuais me inspiram. Gosto de pensar que o processo de criar não precisa ser difícil ou complexo, e se ele for despertado com facilidade é porque estou no caminho certo. Então, posso dizer (com o coração contente, inclusive!), que o que me inspira a criar é a paz e a tranquilidade do meu dia-a-dia no atelier, perto das minhas flores, com o sol e o céu ao alcance dos olhos.

post_amandamol_04

Fique de olho nas criações especiais que ela preparou pra gente!
E claro, não deixe de se inspirar todos os dias no Instagram da moça. 😉