clube do bordado

por Cantão

Sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial do Bordado? A iniciativa de firmar uma data foi do grupo sueco Skane Sy-d e existe há 4 anos:

“A importância do bordado deve ser reconhecida e esse dia comemorativo deve se espalhar por todo o mundo. (…) As atividades têxteis são uma potência no comércio global e vamos fazer do bordado uma inspiração para as pessoas se envolverem com criatividade e melhorarem suas relações entre países e pessoas.”

Em homenagem a esta data e à tradição do bordado que tanto inspirou a nova coleção Colcha de Retalhos, falamos sobre o coletivo de bordadeiras Clube do Bordado.

post_clubedobordado_05

Criado pelas amigas Camila Gomes, Vanessa Israel, Amanda Zacarkim, Marina Dini, Laís Souza e Renata Dania, o grupo vem inovando um costume tipicamente ligado às mulheres, apresentando em seus bordados um conceito livre para a sensualidade feminina.

post_clubedobordado_04

Elas se encontram semanalmente para compartilhar experiências e criar peças novas, com uma pegada mais cool. A ideia é quebrar o tabu de que bordar é uma função curricular da mulher ideal para casar. Na mão dessas meninas, o bordado é uma forma de libertação desse ideal, muitas vezes, opressor.

post_clubedobordado_06

O grupo participa de exposições e feiras, onde comercializam suas obras. Outra novidade para reunir o público fã do trabalho das meninas, e que quer aprender a bordar, são os encontros e workshops.

post_clubedobordado_03

Vale acompanhar o trabalho delas pelo instagram ou tumblr!