receita inspirada no elemento fogo

por Cantão

Continuando a série de receitas inspiradas nos 4 elementos da natureza (a primeira foi inspirada na Terra, olha só!), seguimos com o elemento Fogo!

Nada melhor do que usar o fogo fazer um delicioso creme brulée, que ao pé da letra significa “creme queimado”. Além de deliciosa, essa sobremesa é lúdica e cheia de surpresas, pois ao quebrar a casquinha quente e firme da superfície a gente encontra um creme aveludado e geladinho por dentro.

A origem dessa sobremesa é disputada – os espanhóis as chamam de crema catalana e os franceses juram que o creme brulée é coisa deles.  Então para não ficar no meio dessa disputa, faremos a nossa versão – creme queimado de doce de leite com coco, que tal?

O ideal será usarmos um maçarico culinário para caramelizar e fazer a casquinha.
Não tem maçarico em casa? Não se preocupe, tem um segredinho para obter o mesmo resultado. Vamos lá:

Você vai precisar de:

6 gemas de ovo
10 colheres de sopa de açúcar refinado
200ml de creme de leite fresco ou nata
300 ml de doce de leite fresco
50 gramas de doce de leite
Açúcar demerara ou cristal para queimar

Como fazer:

Leve ao fogo uma chaleira com água e pré-aqueça o forno a 180 graus. Peneire as gemas delicadamente (não precisa passar a colher) e espere escorrer. Adicione o açúcar e bata com o fouet (batedor de claras) até a mistura ficar clarinha. Adicione o doce de leite e o creme de leite e aqueça em fogo baixo até os ingredientes se misturarem complementamente, sem ferver. Adicione o coco ralado quando a mistura estiver homogênea. Retire do fogo e misture com as gemas.

Distribua a mistura em ramequins médios (tigelas de porcelana) com a ajuda de uma concha. Disponha em uma forma e leve ao forno, e despeje a água fervente na forma. Asse por cerca de 1h, sempre verificando se a água não secou. Caso aconteça, adicione a mesma quantidade. Retire do forno quando o creme estiver bem firme no topo. Deixe esfriar e leva à geladeira. Deixe por, no mínimo, 3 horas resfriando. Na hora de servir, polvilhe o açúcar cristal por cima e queime com um maçarico até ficar bem dourado.

Caso não tenha maçarico, é só esquentar as costas de uma colher na chama do fogão e ir queimando, aos poucos, o açúcar da cobertura. Fácil, fácil.

Aproveite, isso é bom demais! 😉

minibio_outros-colabs_zazapiereck_140903