macarrão à moda cristal

por Cantão

Minhas duas melhores amigas e eu podemos ir no restaurante que for, comer o melhor spaghetti da Itália, a melhor receita secreta de carbonara da vovó de fulana, mas não adianta: o nosso macarrão nunca perde o posto de melhor macarrão do mundo.

“Inventamos” essa receita há uns oito anos. E desde então não dá outra. Sempre que nos reunimos para cozinhar ganhamos uma hora pensando em qual será o menu, sabendo que no fim não resistimos e voltamos para o clássico. Eu nem sou fã de molho de tomate, mas… esse não é um molho de tomate comum. É o molho de tomate do melhor macarrão do mundo!

Por isso, papel e caneta na mão! Ou impressora! Ou print screen do celular pra anotar a receitinha:

Você vai precisar de:

– Um pacote de macarrão à sua preferência
– 1/2 kg de tomates bem vermelhos ou molho de tomate pronto (isso vai depender da sua paciência, fome e geração saúde)
– Mussarela de búfala
– Azeitonas pretas a gosto (uma dica boa e mais econômica é comprar direto na parte de frios do mercado – são fresquinhas e na quantidade certa que você vai precisar)
– Sal, pimenta do reino, azeite e manjericão a gosto

post_macarrao-amoda-cristal

Como fazer:

Encha uma panela d’água e espere ferver. Quando as bolhas ficarem frenéticas, é só jogar o pacote inteiro e, aí sim, o sal. Nada de azeite! Mas não vai grudar? Não! É só ficar mexendo com carinho. Afinal, se você reservou esse tempinho para cozinhar, é para cozinhar com paciência! É só ouvir uma música relaxante e estar cercada de boas companhias que dá tudo certo!

O lado bom de ficar mexendo o macarrão é que você não vai ser aquela que cortará a cebola. Amém! Outro dia pensei em uma expressão que poderia virar ditado popular: “Todo mundo adora o prato bem acebolado, mas cortar cebola ninguém quer, né?”.
A azeitona é só descaroçar e cortar em dois, a mussarela de búfala idem.

Em uma panela com fogo baixo, frite a cebola e, quando estiver dourada, o alho. Coloque os tomates já lavados e batidos no liquidificador (ou adicione o molho pronto). Tempere com sal, pimenta do reino e o azeite do jeito que preferir. Depois, adicione as azeitonas e algumas folhas de manjericão.

Quando o macarrão estiver pronto, desligue o fogo do molho e aí sim coloque a mussarela de búfala. Ela derrete muito fácil, se você a colocar antes ela vai se desmanchar tanto que vai quase sumir. Para finalizar, mais algumas folhas de manjericão. É incrível a diferença de sabor da que já estava na panela para essa fresca.

Para harmonizar com cerveja, recomendo uma belíssima Chimay Red. Para harmonizar com vinho eu não sei, infelizmente não sou fina.

Mas vá como quiser! O macarrão à moda Cristal só não harmoniza com mau humor.