casa das estrelas

por Cantão

“Poesia: é como estar cantando”. Assim é a definição de Mary Luz, com seus 9 lindos e nada inocentes anos de idade. Durante as aulas de espanhol, o professor Javier Naranjo, lá de Rionegro na Colômbia, reuniu centenas de explicações de seus alunos para coisas, palavras, pessoas e sentimentos e transformou toda essa sabedoria e infantil em um livro imperdível, que é um verdadeiro dicionário criativo.

post-conteudo_livro_casa_das_estrelas_CYNDI

O resultado está nas páginas de “Casa das Estrelas, o universo contato pelas crianças”. O dicionário tem definições desde A de adulto (“Pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro de si”, segundo Andrés Felipe Bedoya, de 8 anos), até V de violência (“A parte ruim da paz”, na definição de Sara Martínez, de 7 anos).

post-conteudo_livro_casa_das_estrelas_02-CYNDI

Tudo começou quando o autor teve a ideia de pedir aos alunos uma definição do que era uma criança, em uma comemoração do dia das crianças.  Uma das definições era adorável: “uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir mais cedo”.

post-conteudo_livro_casa_das_estrelas_03-CYNDI

Um livro que não é livro. É tesouro. E tesouro que vem de criança a gente guarda com muito carinho, afinal de contas, não é poesia, mas soa como doce música aos nossos ouvidos. Também vale pelas ilustrações incríveis de Lara Sabatier.

Para rir, chorar, espernear, e no fim de tudo, se encantar! 🙂

minibio_meninas cantao_01_cyndi-richa_140903