Uma hortinha para chamar de sua

por Cantão

Ter uma horta em casa é tudo de bom…  afinal, que delícia é mexer na terra, cultivar e colher alimentos que vão para a mesa de jantar. E o melhor: sem agrotóxicos.
Quem tem se orgulha, mas nem todo mundo tem jeito com as plantas. Mas isso não é motivo para desistir de vez de ter uma para chamar de sua! Vamos às dicas para ter uma horta fresquinha em casa? 

conteudo-horta_em_casa-02

Defina bem o local de implantação – pode ser um canteiro no jardim ou até mesmo no parapeito ou janela da cozinha, mas é necessário que ela receba pelo menos 4 horas diárias de sol e fique protegida de ventos fortes. Como o sol é fundamental para seu crescimento, só é possível cultivar em ambientes abertos ou com grandes janelas – o sol deve incidir diretamente sobre os temperos,  não vale através do vidro!

duplas_iguais

Recipientes adequados – não é preciso muito espaço, o que facilita a vida de quem mora em apartamentos. O importante é usar um vaso com o tamanho adequado para cada espécie, porém todas elas pedem recipientes com no mínimo 20 cm de altura e diâmetro. Quem não tem canteiro ou quintal em casa pode optar pelo vaso cerâmico comum (aquele terracota charmosinho), que mantém a temperatura e umidade da terra melhor do que os vasos de plástico. Também dá para se arriscar em outros recipientes alternativos como potes, tinas, latas… desde que o vaso tenha furinhos para drenar a água da terra.

conteudo-horta_em_casa-03

Cuidados diários  ao mesmo tempo que é prático ter uma hortinha de temperos à disposição, é preciso ter cuidados diários! Como a qualidade da planta está intimamente ligada ao seu sabor, o ideal é regar 3 vezes por semana ou todos os dias se a terra estiver seca. Evite os horários mais quentes (regar de manhã cedo ou no fim da tarde) e controle bem a quantidade de água para que a plantinha não fique nem encharcada, nem muito seca.
Uma vez por mês é interessante adubar com seu tipo favorito de adubo orgânico e, quando necessário, podar e pulverizar com inseticidas naturais.

duplas_iguais-hortinha

Cada uma no seu quadrado – a hortelã tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies. Assim como a salsinha, ela deve ser plantada sozinha.
Os temperos mais usados também merecem vasos separado para garantir o sabor perfeito. Algumas misturas que dão certo: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.

Anotou tudo? Agora, mãos à obra! 🙂